🇵🇹 Portes grátis acima de 40€ para Portugal Continental
  Blog

Lancheira Saudável para os mais Pequenos Levarem para a Escola

Escrito em 3 de Agosto de 2018

Lancheira Saudável para os mais Pequenos Levarem para a Escola

Lancheira Saudável para os mais Pequenos Levarem para a Escola
 
  
 
 
 
 

1 – Ter em mente o que deve constar na lancheira dos mais pequenos

Pois bem, a verdade é que a preparação da lancheira escolar deve ter em mente o número de horas que as crianças passam na escola.
Se o horário for apenas da parte da manhã, não precisa de enviar uma grande quantidade de alimentos. Se o horário for total, aí sim existe a necessidade de colocar uma maior variedade de alimentos saudáveis.
Posto isto, uma lancheira saudável tem sempre uma porção de:
·      Uma bebida (leite, chá (preferencialmente sem açúcar), iogurte e água)
·      Uma porção de fruta fresca ou um vegetal (como por exemplo aipo, cenoura)
·      Uma fonte de proteína (iogurte, queijo branco, fiambre de aves, ovo cozido ou mexido)
·      Uma porção de hidratos de carbono complexos (pão integral ou de centeio, aveia, cereais integrais sem açúcar, tostas integrais…)
 
Pense nas regras base de uma alimentação saudável (excluindo qualquer dica de dietas mais drásticas que possa seguir) e aplique as mesmas a uma criança que se encontra em fase de desenvolvimento.
 
 
 
2 – Há pontos curiosos a ter em mente


Sabemos que as crianças são muito visuais. Por exemplo, se ela olhar para um brócolo, vai dizer que não gosta mesmo sem ter experimentado.
E porque é que isso acontece? Porque o aspeto não é propriamente o mais apelativo.
Assim sendo, deixamos-lhe algumas dicas a ter em mente quando estiver a preparar uma lancheira saudável:
·      Tente variar diariamente os alimentos que envia na lancheira dos mais pequenos. Além de evitar que “enjoem” determinado alimento, vai promover a degustação de novos sabores
·      Sempre que possível crie uma lancheira o mais colorida possível. Além de ser estimulante, irá dar mais prazer a comer
·      Se adora fazer receitas de biscoitos ou bolachas caseiras, compre formas diferente para deixar os biscoitos ainda mais atrativos
·      Evite a todo o custo usar alimentos industrializados (bolachas de pacotes, bolos de pastelaria, batatas fritas, pães de chocolate…)
·      Se enviar fruta, opte por lavá-la bem e partir aos bocados (pois torna mais simples a sua ingestão)
·      Coloque sempre uma colher e um garfo na lancheira dos mais pequenos (nada de plástico e tudo reutilizável)
·      Opte por uma lancheira térmica que permita manter sempre a temperatura dos alimentos (por exemplo se levar um granizado de fruta num dos pacotinhos Squeez, mais facilmente o mesmo se mantém se a lancheira for térmica)
Faltam-lhe ideias para lanches saudáveis?
Se para as primeiras semanas após o regresso às aulas tem tudo controlado no que toca a alimentação saudável dos mais pequenos, mas depois deixa de saber o que lhes mandar para comer, não se preocupe mais.


Deixamos-lhe só algumas das muitas sugestões que pode encontrar no nosso grupo privado do Facebook “Receitas Squeez”.
·      Muffins de Iogurte
·      Batido de iogurte e fruta
·      Bolachas de alfarroba e aveia
·      Granola caseira com iogurte
·      Cookies de mel com pepitas de chocolate negro…
Enfim, o que não falta por aí são alternativas para lanches saudáveis que pode enviar para as refeições dos mais pequenos. Mas aproveite, que se eles têm uma alimentação saudável, os papás também podem ter.
Ah e não se esqueça! Aproveite este regresso às aulas para marcar todos os acessórios da lancheira dos mais pequeninos com as Tiketas(assim garante que nada se perde, e que no final do dia tudo retorna a casa).
Aqui temos marmitas saudáveis de várias bloggers fãs de uma alimentação saudável e ecológica! (Mamã do Bazar; Maternidade de Cabelos em Pé; A papa da Clarinha; Sonhos Azuis & Brancos…)

 
Até já!
Squeez! O seu pacotinho mágico 
Loja Squeez!
Receitas Squeez!